22 Abril 2018
Promover operações sustentáveis e produtos ecologicamente corretos são diferenciais fundamentais para manter-se competitivo
A defesa do meio ambiente sofreu uma mudança fundamental. Enquanto muitas empresas oferecem produtos ecologicamente corretos, a necessidade de práticas sustentáveis na fabricação e produção desses itens estão chegando a um impasse crítico.

Globalmente, nós continuamos devastando nossos recursos naturais – água, petróleo, gás etc – levando a necessidade urgente de conservar o que resta. E, à medida que mais consumidores entendem os benefícios das operações sustentáveis na saúde do planeta, muitos seguem um caminho ecologicamente correto ao tomar decisões de compra.

Embora a reciclagem continue importante, um número crescente de consumidores deseja comprar produtos de empresas que usam materiais sustentáveis e que tomam medidas para diminuir seu impacto ambiental. Esta evolução significa que as marcas de alimentos e bebidas devem priorizar o uso de fontes responsáveis e renováveis, materiais e operações sustentáveis – ou correm o risco de ficar para trás. Pesquisas recentes da indústria revelam as principais maneiras pelas quais as marcas de alimentos e bebidas podem fazer sua parte.



 
Produtos verdes são importantes para um negócio sólido

 

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Tetra Pak e pelo Ipsos, empresa global de pesquisa de mercado, 90% das empresas dos países desenvolvidos acreditam que proteger o planeta é importante para sua estratégia de negócios, citando a responsabilidade ambiental, o uso da água, e a demanda do consumidor como principais motivos. Esses dados, baseados no levantamento de 6.500 consumidores em 13 países, abrangendo mercados desenvolvidos e em desenvolvimento, também revelaram que:
 
  • 85% dos entrevistados disseram que fatores emocionais e benefícios pessoais influenciam suas compras de produtos verdes;
     
  • 43% disseram que a embalagem ambientalmente correta é um decisor para escolher uma marca em detrimento de outra;
     
  • 42% dos consumidores procuram por selos ambientais que contenham mensagens como “recicláveis”, “renováveis”, “à base de plantas” na embalagem, porque fazem a marca parecer mais confiável e deixam informações claras sobre o impacto ambiental da embalagem e
     
  • Embora o custo mais alto de produtos ambientalmente corretos em relação a produtos padrão seja a principal barreira de compra do consumidor, a falta de informações sobre produtos verdes (o que os torna sustentáveis, porque a empresa os valoriza, quais são os benefícios para os consumidores e para o planeta, etc.), bem como a falta de opções de produtos, tem uma influência direta nas compras.
 

 

 

Operações Sustentáveis

A pesquisa da Tetra Pak/Ipsos também revelou uma escala maior de fabricantes de alimentos e varejistas que estão se engajando em práticas ambientalmente saudáveis se comparada a anos anteriores. Essas empresas estão trabalhando para melhorar a eficiência operacional, reduzindo o consumo de energia e o desperdício. Elas também escolhem materiais de origem responsáveis, como produtos de papel certificado pelo FSC - Forestry Stewardship Council™ -, que se dedica a práticas de manejo florestal sustentável.

A redução do uso da água também é essencial para a otimização, e as empresas podem otimizar suas operações com sistemas de filtragem inovadores e equipamentos que reciclam água ou exigem menos água para operar diariamente.

As empresas que estão desenvolvendo práticas sustentáveis acabarão economizando nos custos. Além disso, ganharão a atenção dos consumidores que veem a marca como responsável. E, em grande escala, estarão protegendo e reabastecendo os recursos necessários para a sobrevivência e o crescimento dos negócios.

 

Reciclagem e fidelidade à marca

De acordo com um recente relatório do The Carton Council, um defensor da reciclagem de embalagens cartonadas nos EUA, 92% dos consumidores entrevistados em 2017 disseram esperar que as marcas de alimentos e bebidas ajudem a melhorar a reciclagem das embalagens de seus produtos. A mesma pesquisa mostrou uma forte correlação entre a reciclagem de embalagens e o comprometimento do consumidor: 56% dos entrevistados disseram que o engajamento de uma marca com as causas ambientais influencia sua fidelidade ao produto.

 
Tetra Pak foca no verde

A plataforma de sustentabilidade da Tetra Pak baseia-se na promessa da nossa marca em proteger o que é bom, alimentos, pessoas, futuro. Isto inclui iniciativas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, um conjunto de 17 aspirações criadas por líderes dos 193 países que compõem as Nações Unidas. A Tetra Pak concentrou-se em cumprir nove dessas metas, comunicando as ações e resultados para seus stakeholders. (Disponível aqui, em inglês).

Promovendo o design de embalagens cartonadas sustentáveis com produtos como o
Tetra Rex® Bio-based (a primeira embalagem totalmente renovável), garante que todas as fábricas da Tetra Pak cumpram com os padrões ISSO de excelência ambiental, para transportar produtos da maneira mais eficiente possível. A empresa está em uma busca contínua para refinar e otimizar as operações e seus produtos para reduzir seu impacto ambiental. 
 

Sustentabilidade é um diferencial competitivo

 A necessidade das empresas demonstrarem práticas sustentáveis tornou-se um importante diferencial competitivo. Na indústria de alimentos e bebidas, as empresas que promovem a sustentabilidade em toda a sua cadeia produtiva são as que têm maior probabilidade de ter o maior impacto nos gastos do consumidor hoje – e estarão mais preparadas para o desempenho e o crescimento dos negócios no futuro.

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