22 março 2019

A indústria é responsável por mais de 20% de todo o consumo de água do mundo, mas a tecnologia certa pode aliar eficiência e sustentabilidade às fábricas do futuro
 
Na data em que se celebra o Dia Mundial da Água, a Tetra Pak propõe uma reflexão sobre o volume de água consumido na indústria e soluções que façam melhor uso do recurso natural. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), as operações industriais são responsáveis por 22% de todo o volume de água consumido no mundo, atrás somente da atividade agropecuária (70%). Diante do cenário, cabe analisar alternativas que reduzam o impacto dessas operações para o balanço hídrico do planeta e que, ao mesmo tempo, levem mais eficiência à indústria.
 
“Apesar de renovável, precisamos olhar a água como um recurso finito. Essa mudança exige esforços e ações de diferentes atores, incluindo os fornecedores de tecnologia para a indústria, onde estamos inseridos”, diz Valeria Michel, diretora de Economia Circular da Tetra Pak para as Américas.
 
Em ação recente, a empresa foi responsável por instalar sistemas de filtração que reduziram em cerca de 30% o consumo de água de um fabricante brasileiro . Projetadas para aumentar o rendimento da indústria alimentícia e a qualidade dos produtos fabricados, as tecnologias de filtração da Tetra Pak agregam valor à indústria por estarem alinhadas ao conceito de sustentabilidade. Para este projeto, diminuir o consumo de água era fundamental, uma vez que ela tem alto impacto no tratamento de efluentes e, em casos extremos, poderia causar a interrupção na produção do cliente.
 
Abaixo, apresentamos outras soluções de ponta disponíveis no portfólio da Tetra Pak e que aliam eficiência operacional a ganhos em sustentabilidade.
 
  • Tetra Pak® Separadoras com tecnologia Encapt™
    Solução que reduz em até 40% o consumo energético e em 20% o volume de água consumida pela indústria. As separadoras da Tetra Pak com tecnologia Encapt são amplamente utilizadas no setor de laticínios no processo de desnate do leite e para a eliminação de microrganismos por bactofugação. Nesses procedimentos, a água é aplicada para a refrigeração e lubrificação dos selos do equipamento e para a sua higienização.
     
  • Estação de Filtragem de Água
    A estação de filtragem WFS - Water Filtration Station - para máquinas de envase remove lubrificantes, resíduos de papel, peróxido e outros contaminantes na água, fazendo circular de volta ao sistema água limpa, na temperatura e pH ideal de retorno. A tecnologia permite que os fabricantes reutilizam em até 95% o consumo total de água. Em outras palavras, uma máquina ou máquinas de envase que usam 100 litros de água por minuto e operam por 4 mil horas por ano, normalmente usariam 24 milhões de litros de água. Com a Estação de Filtragem de Água da Tetra Pak instalada e operando com capacidade total, esse consumo cai para 1,2 milhão de litros.
     
  • Sistema de lubrificação a seco
    Método inovador para lubrificação de esteiras transportadoras e equipamentos de distribuição. O sistema a seco, utilizado para evitar fricção com as embalagens, economiza 35 mil litros de água por linha de produção ao ano, além de reduzir em 75% o tempo necessário para manutenção de equipamentos. No método tradicional, conhecido como “lubrificação molhada”, é preciso adicionar grandes quantidades de água ao óleo aplicado nas máquinas.
<< Voltar