15 Março 2018
Seis tendências em design de embalagens para conquistar a atenção (e a decisão) do consumidor
Como muitas empresas de bens de consumo já sabem, o que está dentro da embalagem conta apenas parte da história. Quando as prateleiras das lojas são campo de batalhas para conquistar consumidores, oferecer o produto perfeito com o preço justo simplesmente não é mais suficiente. Afinal de contas, consumidores passam em média apenas 12 segundos olhando para toda uma categoria de produtos antes de tomar sua decisão.

Então, mais do que nunca é importante desenvolver embalagens que contribuam para o reconhecimento direto do produto, da marca e de seus valores, mas que não sejam visualmente agressivas em meio a uma infinidade de opções.

Para 2018, identificamos seis tendências de design de embalagens que poderão ajudar marcas de alimentos e bebidas a criarem um impacto visual mais poderoso, que direciona os consumidores para os seus produtos – e não para a concorrência.

Tendência 1 – Um retrato honesto da origem e dos ingredientes

O que é: Os consumidores não leem somente os ingredientes quando olham as embalagens. Eles também verificam as informações sobre onde foi produzido e também detalhes sobre qualidade e segurança. Então é importante que essas informações estejam claramente descritas na embalagem.
Por que isso importa: Percebemos um desejo crescente por transparência à medida que as pessoas estão preocupadas com segurança alimentar e como seus alimentos chegam à mesa. Os consumidores exigem um comportamento ético dos produtores e mais informações sobre seus produtos. Um estudo sobre sustentabilidade da Nielsen mostra que 66% dos consumidores ao redor do mundo estão dispostos a pagar mais por marcas sustentáveis, e 73% dos millennials pagarão extra por ofertas sustentáveis.


Tendência 2 – Consciência ambiental é a segunda natureza

O que é: A crescente consciência com questões ambientais mostra que os consumidores agora sentem-se culpados quando não agem de forma responsável. Isso significa que embalagens com cores inspiradas na natureza devem ter bom desempenho em 2018, pois se alinham com mais precisão aos ideais dos consumidores.
Por que isso importa: É preciso facilitar a vida das pessoas, para que elas ajam de acordo com suas consciências. Ou então elas não farão isso. Contribuir para uma vida mais sustentável não é mais um diferencial – espera-se que as empresas ajam responsavelmente, e mostrar essa consciência por meio das embalagens pode ter grande impacto.

Tendência 3 – Uma visão mais holística da vida saudável

O que é: Novas e elegantes combinações de cores vibrantes e modernas devem repercutir entre os consumidores em 2018. Enquanto paletas de cores suaves e amigáveis sinalizam para categorias de produtos orgânicos e saudáveis, a aparência quando usada com elementos inspirados em medicina e química cria uma conexão contemporânea com comidas funcionais.
Por que isso importa: Os órgãos reguladores, bem como os consumidores modernos, têm examinado de perto as questões de saúde. Marcas podem aproveitar esse desejo fornecendo embalagens para alimentos funcionais que contribuam para a redução do risco de doenças e/ou promovam uma boa saúde. Um relatório global de saúde da Nielsen apontou que 45% dos consumidores querem produtos enriquecidos com vitaminas ou minerais e outros 37% buscam produtos e serviços que os ajudem a ter uma vida mais saudável.

Tendência 4 – Simplificar a vida com geometria e minimalismo

O que é: Em um ambiente visualmente poluído, consumidores são cada vez mais atraídos por produtos simples e com visual suave. O que poderia ser mais simples que um design geométrico básico, que é fácil de perceber na prateleira?
Por que isso importa: Muitos consumidores estão estressados ou ocupados. Eles estão à procura de novas formas de economizar tempo – ideias e produtos que fazem a vida mais fácil. Um estudo sobre o “Humor do Mundo” feito pela Roper Reports Worldwide apontou que 65% dos consumidores do planeta disseram estar estressados por não terem tempo suficiente. Enquanto isso, 63% dos consumidores pesquisados disseram estar dispostos a pagar mais por experiências mais simples, de acordo com a pesquisa Simplicity Indies realizada pela Siegel+Gale.
 

Tendência 5 – Fazer conexões com um toque humano

O que é: Consumidores buscam cada vez mais por produtos que se comuniquem com a produção local e em pequena escala, bem como com produtos que transmitam o apelo de serem caseiros. Design de embalagem que pareça artesanal e possa comunicar este atributo com receitas autênticas e modelo de baixa tecnologia com certeza vão se dar bem em 2018.
Por que isso importa: Os seres humanos estão conectados. Eles constantemente veem opiniões uns dos outros sobre quais produtos e serviços comprar. Eles também preferem marcas que interagem de uma maneira amigável e humana. Marcas que possam engajar de forma atraente e natural provavelmente terão mais sucesso em criar um relacionamento duradouro e confiável com os consumidores.

Tendência 6 – Fazendo detalhes que encantam todos os sentidos

O que é: Moda, arquitetura, arte e tecnologia são fontes de inspiração para a criação de embalagens que podem ser únicas e visualmente interessantes. Ao prestar atenção em cada detalhe, uma bebida pode se tornar uma experiência holística de marca – que atrai todos os sentidos.
Por que isso importa: Os consumidores de hoje imploram por interação e desejam experiências que estejam integradas em toda a jornada de consumo. Oferecer experiências emocionais, que marquem a memória afetiva das pessoas, tornou-se uma obrigação. Trata-se de focar nos momentos mais importantes da vida.

 
Tudo junto e misturado

Entre ganhar ou perder na prateleira da loja ou supermercado, são apenas alguns segundos de diferença. Então é mais importante do que nunca chamar a atenção e depois mantê-la. Essas tendências de design são apenas o início de uma viagem que pode ajudar as marcas a transformar clientes curiosos em seguidores leais. Veja nosso relatório completo, "Look Book 2017", para obter mais detalhes sobre o poder total do design da embalagem.
 
<< Voltar