04 Outubro 2018
O poder de criar e inovar pode levar a surpreendentes caminhos quando existem diferentes atores engajados na resolução de um mesmo desafio
A conectividade mudou a forma como as pessoas buscam a inovação. Elas estão produzindo, projetando, criando livremente e obtendo enorme satisfação ao fazê-lo. Diferentes plataformas transferiram o poder às pessoas, e elas não têm medo de exercê-lo quando precisam. As inovações devem ser cada vez mais relevantes e significativas, sobretudo em um cenário em que os consumidores esperam surpresa, prazer e maior conveniência na entrega.

Esse movimento tem gerado uma transformação profunda na indústria. Do fabricante ao consumidor final, inúmeros pontos de conexão foram criados ao longo da cadeia de produção e distribuição, abrindo caminho para novas oportunidades e acelerando o surgimento de novas ideias.

“Inovar não é algo que precise ser feito isoladamente, por uma única pessoa ou área; a cocriação, ou a união de diferentes pessoas em torno de um mesmo desafio, já provou que pode trazer resultados incríveis. Isso pode ser feito, inclusive, integrando a empresa com os seus diferentes públicos – colaboradores, fornecedores, clientes”, explica Julia Sotera, diretora de Serviços de Marketing da Tetra Pak para as Américas.

Também chamada de inovação aberta, a cocriação representa a associação entre dois ou mais atores dentro da cadeia de produção e desenvolvimento de um produto ou serviço, de modo que a troca de informações e experiências deem origem a novas propostas. Neste sentido, diferentes empresas têm investido em ações capazes de integrar agentes diversos no processo de idealização e desenvolvimento de soluções.

Nos Estados Unidos, tecnologias de ponta desenvolvidas pela Hewlwtt Packard foram aplicadas ao parque de diversão da Disney, em Orlando, associando entretenimento e tecnologia de modo que juntas elas pudessem proporcionar experiências únicas e personalizadas aos visitantes.

De ideias à inovação

Para estimular a aceleração da inovação na indústria de alimentos e bebidas, em 2017 a Tetra Pak inaugurou o Centro de Inovação ao Cliente (CIC), o primeiro da empresa na América Latina. O local responde ao compromisso da Tetra Pak em suportar seus clientes na resolução da desafios diversos, funcionando como espécie de incubadora preparada para criar e testar novas ideias, acelerando assim o desenvolvimento de produtos e serviços para a indústria de alimentos e bebidas.

A estrutura brasileira suporta os clientes da Tetra Pak em diferentes desafios, desde a melhor utilização de recursos e promoção de melhorias em produtos existentes até o desenvolvimento de novas propostas alinhadas às demandas atuais e futuras da indústria de alimentos e bebidas. Todo o processo de atendimento e suporte se da de modo personalizado e focado no mercado local.

“O CIC é um espaço preparado com estrutura, ferramentas e conhecimentos para buscar a resolução de problemas de negócio dos nossos clientes. Somente a partir de uma operação integrada e de uma visão de mercado compartilhada com os nossos clientes que poderemos ser mais assertivos e oferecer a melhor experiência possível ao consumidor final”, diz Carolina Eckel, gerente de Serviços de Marketing da Tetra Pak.
 
<< Voltar