29 outubro 2020

O impacto da digitalização para a segurança dos alimentos

Em um cenário em que as legislações relacionadas à segurança do alimento se tornam mais rígidas e a margem de lucro dos fabricantes cada vez mais estreitas, compreender todo o ecossistema relacionado à fabricação de um produto torna-se preponderante. Cada equipamento instalado na indústria fornece uma série de dados que, quando interligados, contam uma história sobre a produção. Contar com ferramentas capazes de capturar e analisar esses dados pode representar, literalmente, a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma operação.
29 setembro 2020

A aceleração da digitalização no mundo empresarial com a Covid-19

Mudanças que levariam anos para acontecer, agora fazem parte do nosso dia a dia e foram implementadas em poucos meses. Não sabemos se elas se manterão, mas, com certeza, sabemos que nos levarão a um futuro bem diferente do esperado antes da pandemia ocorrer. E onde mais a digitalização vem acelerando e mudando as rotinas das empresas?
22 julho 2020

A rastreabilidade como uma poderosa ferramenta de gestão

A segurança do alimento é uma prioridade para qualquer fabricante atuando nessa indústria. Ao longo do seu ciclo de produção, um alimento pode passar por algumas dezenas de etapas entre processamento e envase. No caso de falhas, ferramentas de rastreamento servem de aliadas dos fabricantes, auxiliando na resolução do problema de forma rápida e assertiva tão logo ele seja identificado.
13 maio 2020

Covid-19: Acelerando as transformações no modelo de produção

A digitalização do ambiente fabril e a aplicação de métodos e análises baseadas em dados já era uma realidade tomando forma em diferentes setores da indústria global. A partir de agora, contudo, elas deixam de ser uma tendência para nos colocar frente a uma nova realidade. A pandemia causada pelo novo coronavírus marca o nosso ingresso em definitivo na 4° Revolução Industrial.
12 setembro 2019

Como treinar o seu algoritmo

A inteligência artificial tem o potencial de trazer ganhos importantes para indivíduos e empresas. Mas considerando que a inteligência das máquinas é alimentada por humanos, como garantir que preconcepções e vieses inconscientes não irão interferir no julgamento da máquina e resultar em avaliações distorcidas?
15 agosto 2019

Novos produtos para novos perfis de consumidores

A inovação está acelerando o desenvolvimento e lançamento de novos produtos na indústria de alimentos e bebidas. Conheça os casos de fabricantes que inovaram em formulação ou no modelo de oferta dos seus produtos e que, com isso, abriram novas categorias ou oportunidades no mercado brasileiro.
24 maio 2019

Embalagens conectadas: novas oportunidades

Por muito tempo, o valor de uma embalagem foi medido quase que exclusivamente pela sua capacidade de proteger o alimento e benefícios ergonômicos proporcionados. A partir de agora, junta-se a esta lógica a capacidade de conexão da caixinha com outros elos ao longo da cadeia de produção e distribuição de alimentos e bebidas 
05 abril 2019

A era dos algoritmos

Se pensarmos nas empresas que foram líderes de mercado um dia mas fecharam as portas nos últimos anos, em comum todas tiveram a falta de investimentos em inovação. Mas, olhando para o futuro, quais oportunidades se abrem para organizações e profissionais buscando por competitividade? Serão os algoritmos um novo divisor de águas?
06 dezembro 2018

Uma novidade familiar: a ciência por trás das grandes tendências

Criar tendências não depende unicamente da capacidade de inovação ou pertinência de determinado produto para o mercado onde ele está inserido. Também há variáveis comportamentais influenciando as nossas percepções e decisões
30 outubro 2018

Indústria 4.0: você sobreviverá a ela?

Assim como na Teoria da Evolução, a indústria também passa por transformações que exigem das empresas adaptações, sob o risco de perderem competividade aquelas que não investirem em mudanças.  Em meio a um processo intenso de digitalização, sobreviverão os fabricantes que melhorem assimilarem o Darwinismo Digital.