30 Abril 2018
Sondagem realizada pela Tetra Pak durante conferência digital revela que metade dos participantes está preocupada em otimizar processos e reduzir custos
Levantamento realizado com profissionais de empresas do setor de alimentos e bebidas revela que metade considera implementar melhorias para redução de custos e otimização de processos. Os dados são resultado de sondagem on-line realizada pela Tetra Pak com participantes do webinar Manutenção Produtiva Total (TPM): Estratégias para melhorar suas operações na indústria de alimentos e bebidas. A conferência digital, realizada ao vivo, contou com a participação de profissionais de diversos segmentos da indústria, em 177 pontos de acesso em todo o País.

Por meio de exemplos e cases desenvolvidos pela Tetra Pak em todo o mundo, Fernando Caprioli, Diretor de Serviços Técnicos, Herbert Coelho, Consultor Expert de Serviços, e Michele Gassi, Gerente de Comunicação, compartilharam com o público o conhecimento adquirido pela empresa ao longo de quase duas décadas na implementação da metodologia na própria Tetra Pak e em 42 sites de clientes. “Com a implementação do TPM, é possível melhorar o desempenho do negócio por meio da compreensão das perdas e implementação de melhorias sustentáveis. Com isso, o resultado é uma produção maior, mais flexível e previsível”, informa Caprioli.

Zero paradas, zero perdas, zero acidentes
Caprioli revela que o objetivo é atingir zero paradas de equipamentos, zero perdas de matéria-prima e produtos, com zero acidentes. Mas, chegar a esses resultados, é um processo que passa, necessariamente, pelo envolvimento e conscientização das pessoas.  “A experiência nos ensinou que em muitas fábricas da indústria de alimentos, as pessoas ainda trabalham em papeis muito específicos, como técnicos que só consertam máquinas e operadores que somente operam máquinas sem um claro entendimento de como suas ações interferem no conjunto de todo o processo produtivo. Isso resulta em um gasto muito alto de tempo. Com a filosofia TPM, todos são responsáveis ??pelo desempenho da fábrica”, comenta Coelho.
 
Durante o webinar, os participantes revelaram também percepções sobre realização de benchmarking e compreensão de perdas. Entre os respondentes, 52% realizam benchmarking com seus concorrentes. Em relação à compreensão de perdas, 49% sabem onde estão suas perdas, 41% as identificam parcialmente e 10% não sabem onde elas estão concentradas.
 
Webinar disponível por um ano

O aprendizado adquirido pela companhia é compartilhado com seus clientes por meio de consultoria da área Tetra Pak Services e por iniciativas como o webinar realizado. A gravação da conferência pode ser acessada a qualquer momento, gratuitamente, pelos próximos 12 meses.

Clique aqui para acessar o webinar.
<< Voltar